BIOCONSTRUINDO EM TRÊS TEMPOS - Curso

 

Como parte do PROJETO ABAYOMI de expansão do Sítio Pedacinho do Céu, estamos bioconstruindo! Convidamos você que quer aprender técnicas de bioconstrução na teoria e na prática, construir para si mesmo agora ou no futuro, entender como funciona, tirar dúvidas com quem tem a técnica e a experiência de vários anos construindo e ensinando, para vir participar do curso BIOCONSTRUINDO EM TRÊS TEMPOS.

 

Módulo 1: CORD WOOD (21 a 23 de abril/2017)

Técnica que usa a madeira cortada para lenha ou tocos de troncos para elevar paredes. Originada nos Estados Unidos e no Canadá, cord é uma unidade de medida para uma quantidade de lenha. Excelente técnica para esta região que tem muita madeira de eucalipto disponível, também é versátil, de resultado rápido e muito bonita.

 

Módulo 2: TELHADO VERDE (26 a 28 de maio/2017)

Cada vez mais projetos urbanos estão buscando soluções para melhorar a qualidade do ar, ajudar no aproveitamento da água de chuva ao diminuir os riscos de inundação, e também promover uma maior umidade do ar. O telhado verde além disso traz maior sensação de bem-estar por aproximar o ser humano de suas origens naturais, oferece a cor verde que relaxa, e traz a vida para o meio do concreto urbano.

 

Módulo 3: HIPERADOBE (07 a 09 de julho/2017)

Antiga e outra vez moderna técnica de construção utilizando terra ensacada. Um desafio que exige uma técnica aprimorada, especialmente nesta região de altas pluviosidade e umidade relativa do ar, mas que confere resultados surpreendentes, permitindo o desenho orgânico das paredes que são estruturais. A construção oferece elevado conforto térmico e acústico, e também permite a boa qualidade do ar interno, propiciando o bem estar de quem a habita.

 

HORÁRIOS

Os módulos serão dados sempre na sexta, sábado e domingo, desta forma:

Teoria: sexta, das 19h às 22h

Prática: sábado e domingo, das 8h às 12h e das 13h às 18h

  

FACILITADOR

Raphael Autran possui formação profissional em Bioconstrução (IPEC, Pirenópolis, GO, 2006), Design de comunidades sustentáveis (Educação Gaia; SP, 2007), Permacultura (IPCP, Campo Grande, MS, 2008), Oceanografia (UFPR, 2001-2005) e Gestão Ambiental (PUC-PR, 2006-2007). Através da Baobá Construções Sustentáveis, atua profissionalmente com assessoria, planejamento, qualificação de mão de obra e execução de construções sustentáveis, com ênfase para os ambientes costeiros. É pesquisador de diversas técnicas construtivas de baixo impacto ambiental, como: reaproveitamento de materiais da construção civil; construções com terra ensacada; cordwood; taipa de mão (pau-a-pique); telhados verdes; aproveitamento de água da chuva; saneamento ecológico.

 

INVESTIMENTO

Os módulos são imersivos, o valor do investimento inclui 2 diárias de hospedagem em quartos duplos e toda a alimentação (2 cafés da manhã, 2 almoços, 2 jantares, 4 coffee breaks). A comida é vegetariana, em parte orgânica. Valor de cada módulo:

  • R$ 430,00 - COM hospedagem
  • R$ 310,00 - SEM hospedagem

*** Inscritos nos 3 módulos recebem 10% de desconto no pagamento à vista.

Após a sua inscrição enviaremos um e-mail com os dados para depósito.

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: clique aqui